quarta-feira, 29 de junho de 2011

CASAQUINHO DE BEBE

                                                          OI MENINAS [ O ]
                                    ESTOU COLOCANDO ALGUMAS RECEITAS DE BEBE
                                  PARA UMA AMIGA QUE ME PEDIU P SUA SOBRINHA
                                DESEJO QUE O BEBE VENHA FORTE E SAUDAVEL
                                MUITA SAUDE P MÃE E FILHA
                                    E MIL BEIJOS P TODOS
                                                   FIQUEM COM DEUS
                                                             SILVANA

Blusa Tika - Tamanho 6 a 9 meses
PINGOUIN BAMBINO – 2 novelos na cor 2280 (extrema); ag. para tricô PINGOUIN nº 3 ½; ag. para crochê PINGOUIN nº 2 ½; 4 botões.
PONTOS EMPREGADOS: Barra 1/1 – 1ª carr.: * 1 m., 1 t. *; repetir de * a * até o final. 2ª carr. e seguintes: tric. acompanhando o p. Ponto Meia – direito em m., avesso em t. Ponto Fantasia – seguir o gráfico. Correntinha (corr.)
AMOSTRA: um quadrado de 10 cm em p. meia = 25 p. x 30 carr.
EXECUÇÃO
Costas – Montar 173 p. e tric. 2 carr. em barra 1/1. Em seguida, tric. em p. meia por 4 cm. Trabalhar agora da seguinte maneira: Carr. seguinte.:* 1 m., 3 p. juntos em m. *; repetir de * a * até o final. Carr. seguinte: em t.  Formar agora o passa-fitas: Carr. seguinte: 1 t., * 1 laç., 2 p. juntos em m. * ; repetir de * a * até o final, 1 t. Carr. seguinte: em t. Em seguida, trabalhar em p. fantasia, seguindo o gráfico. A 12 cm do passa-fitas, formar as cavas, rem. de cada lado, cada 2 carr. 1 p. (7 v.).  A 22 cm do passa-fitas, rem.
Frente Direita – Montar 75 p. e tric. 2 carr. em barra 1/1. Em seguida, tric. em p. meia por 4 cm. Trabalhar agora da seguinte maneira: Carr. seguinte.: * 1 m., 3 p. juntos em m. *; repetir de * a * até o final. Carr. seguinte: em t.  Formar agora o passa-fitas: carr. seguinte: 1 t., * 1 laç., 2 p. juntos em m. * ; repetir de * a * até o final, 1 t. carr. seguinte: em t. Em seguida, trabalhar em p. fantasia, seguindo o gráfico. A 12 cm do passa-fitas, formar a cava, rem. a esquerda, cada 2 carr. 1 p. (7 v.).  A 19 cm do passa-fitas, formar o decote. Rem. a direita, cada 2 carr. 4 p., 3 p., 2 p. (2 v.). e 1 p. (4 v.). A 22 cm do passa-fitas, rem.
Frente Esquerda – Fazer como a Frente Direita, invertendo as formações.
Mangas – Montar 75 p. e tric. 2 carr. em barra 1/1. Em seguida, tric. em p. meia por 4 cm. Trabalhar agora da seguinte maneira: Carr. seguinte.: * 1 m., 3 p. juntos em m. *; repetir de * a * até o final. Carr. seguinte: em t.  Formar agora o passa-fitas: Carr. seguinte: 1 t., * 1 laç., 2 p. juntos em m. * ; repetir de * a * até o final, 1 t. Carr. seguinte: em t. Em seguida, trabalhar em p. fantasia, seguindo o gráfico, aum. de cada lado, cada 6 carr. 1 p. 96 v.0. A 12 cm do passa-fitas, dim. de cada lado, cada 2 carr. 1 p. (7 v.). A 14 cm do passa-fitas, rem.
MODO DE ARMAR
Fechar os ombros. para o acabamento do decote, levantar 60 p. e tric. em p. meia por 1 cm em seguita trabalhar da seguinte maneira: (direito) * 1 m., 1  laç. *; repetir de * a * até o final. Carr. seguinte: * 1 t., ( a laç. da carr. anterior), 2 p. juntos em em t. Continuar trabalhando em p. meia por mais 1 cm. Rem. Dobrar 1 cm para o avesso e prender com p. invisíveis.  Para as beiradas de abotoamento, levantar 70 p. e trabalhar como feito no decote, sendo que na beirada da Frente Direita, fazer 4 casas para botão (= 2 p. juntos em m., 1 laç.) a 0,5 cm e a 1,5 cm do início nas posições correspondentes. Dobrar 1 cm para o avesso e prender com p. invisíveis. Montar as Mangas. Fechar as Mangas e os lados. Com fio duplo e a ag. para crochê, trabalhar em corr. fazendo um cordão com 60 cm de comprimento e outros 2 com 15 cm.  Passar o cordão maior no passa-fitas da cintura e prender as extremidades pelo avesso das beiradas de abotoamento. Fazer o mesmo nas Mangas. Pregar os botões.


CASAQUINHO DE BEBE

Casaquinho Rosa fio Bimbo - TAMANHO: 0 a 3 meses
Material
PINGOUIN BIMBO – 1 novelo na cor 4302 (soft);
ag. para tricô PINGOUIN nº 4 ½;
ag. para crochê PINGOUIN nº 3 ½;
fita de cetim estreita;
4 botões.
Pontos empregados
Cordão de Tricô – direito e avesso em t. Ponto Meia – direito em m., avesso em t. Ponto Fantasia 1 – seguir o gráfico. Ponto Fantasia 2 – seguir o gráfico. Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bx.) – introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e passa-lo diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.) – introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p..

Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. meia = 20 p. x 26 carr.
Execução
Frente e Costas são feitos numa só peça. Montar 111 p. e trabalhar em cordão de tricô por 4 carr. Em seguida, trabalhar os 5 p. iniciais e 5 p. finais de cada carr. em cordão de tricô (para a beirada de abotoamento) e os p. centrais em p. fantasia 1. A  4 cm do início, continuar trabalhando as beiradas de abotoamento em cordão de tricô e os p. centrais em p. fantasia 2.  Ao mesmo tempo, fazer 4 casas para botão (= 1 laç., 2 p. juntos em t.) a 2 p. da borda direita a intervalos de 4 cm. A 14 cm do início, formar as cavas, dividindo os p. em 3 partes, sendo 30 p. para a metade das costas, 51 p. para a Frente e 30 p. para a outra metade das Costas . Trabalhar cada parte separadamente. Para a metade esquerda das Costas, a 15 cm do início, continuar trabalhando no conjunto dos p. e trabalhar os  4 p. da esquerda em p. meia. A 18 cm do início, trabalhar os 5 p. da borda em cordão de tricô, os 5 p. finais em p. meia e os p. centrais em p. fantasia 1. Ao mesmo tempo, a 23 cm do início, formar o decote, rem. os 15 p. iniciais. Continuar trabalhando os p. restantes no conjunto dos p. A 26 cm do início, rem. Retomar os p. da metade direita das Costas e trabalhar da mesma maneira, invertendo as formações e sem fazer as casas para botão. Por fim, retomar os 51 p. da Frente, continuar trabalhando em p. fantasia 2 e a 15 cm do início, trabalhar no conjunto dos p. fazendo os  4 p. iniciais e finais em p. meia e os p. centrais em p. fantasia 2. A 18 cm do início, trabalhar os 5 p. de cada lado em p. meia e os p. centrais em p. fantasia 1. A 23 cm do início, formar o decote, rem. os  19 p. centrais. Continuar trabalhando cada lado separadamente até obter 26 cm do início. Rem.
Mangas – Montar 41 p. e trabalhar em p. fantasia 1 por 4 cm. Em seguida, trabalhar em p. fantasia 2. A 15 cm do início, rem.

Modo de Armar
Fechar os ombros. Montar as Mangas e fecha-las. Com a ag. para crochê, fazer 1 carr. de p.b. uniformemente contornando o decote. Em seguida fazer o biquinho da seguinte maneira: * 1 p.b. no p.b. de base, 3 corr. 1 p.bx. na 3ª corr. a contar da ag., pular 1 p.b. * ; repetir de * a * até o final, terminando com 1 p.b Rem. o fio. Passar a fita pelo espaços da ultima carr. em p. fantasia 1 nas mangas e dar um lacinho. Prender um lacinho nas laterais superiores da Frente. Pregar os botões.


JOGO AMERICANO DE CROCHE

Toalha Parati - Tamanho 35 cm x 48 cm - As indicações entre [ ] são para a toalha em tons de verde/azul.
Material
Pingouin Bella: 1 bola de cada uma das seguintes cores: fúcsia (327); rosália (388); ipê (204); mandarim (210); [uma bola cancun (1508) e 1 bola copa (2609)]ag. para crochê Pingouin nº 4 1/2.

Pontos empregados
Correntinha (corr.). Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p.; e
com outra laç.; rem. todos os p.. Ponto fantasia: seguir o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm em p. fantasia com a ag. nº 4 1/2 =
10 p. x 10 carr.

Realização
A peça é toda trabalhada com 6 fios juntos. Fazer uma corr. de 34 p.
 mais 1 corr. para virar e trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico na seguinte ordem de cores: 2 carr. com 6 fios fúcsia, 2 carr. com 5 fios fúcsia
 e 1 fio rosália, 2 carr. com 4 fios fúcsia e 2 fios rosália, 2 carr. com 3 fios fúcsia e 3 fios rosália, 2 carr. com 2 fios fúcsia e 4 fios rosália, 2 carr. com 1 fio fúcsia e 5 fios rosália, 2 carr. com 6 fios rosália, 2 carr. com 5 fios
rosália e 1 fio ipê, 2 carr. com 4 fios rosália e 2 fios ipê, 2 carr. com 3 fios rosália e 3 fios ipê, 2 carr. com 2 fios rosália e 4 fios ipê, 2 carr. com 1 fio rosália e 5 fios ipê, 2 carr. com 6 fios ipê, 2 carr. com 5 fios ipê e 1 fio mandarim, 2 carr. com 4 fios ipê e 2 fios mandarim, 2 carr. com 3 fios
ipê e 3 fios mandarim, 2 carr. com 2 fios ipê e 4 fios mandarim, 2 carr.
com 1 fio ipê e 5 fios mandarim, 2 carr. com 6 fios mandarim, [5 carr.
com 6 fios cancun; 4 carr. com 5 fios cancun e 1 fio copa; 7 carr. com
4 fios cancun e 2 fios copa; 5 carr. com 3 fios cancun e 3 fios copa; 8 carr.
com 2 fios cancun e 4 fios copa; 10 carr. com 1 fio cancun e 5 fios copa;
3 carr. com 5 fios copa]. Terminada a combinação de cores, parar.


MANTA DE CROCHE


Manta Primavera - Tamanho 110 x 95 cm

MATERIAL: PINGOUIN TROPFIL – 2 bolas de cada uma das cores: 002 (branco) e 1407
(tinta) e 1  bola na cor 1642 (seiva); ag. para crochê PINGOUIN nº 2.

PONTOS EMPREGADOS: Correntinha (corr.) Ponto Baixíssimo (p.bx.) – introduzir a ag., 1 laç.,
 puxar o p. e passa-lo diretamente no p. da ag. Ponto Baixo (p.b.) – introduzir a ag., laç., puxar o p.
e com outra laç. rem. todos os p. Meio Ponto Alto (m.p.a.) – 1 laç., introduzir a ag., laç., puxar o p.
e com outra laç., rem. todos os p. Meio Ponto Alto por trás – m.p.a. introduzindo a ag. por trás do p.

da carr. anterior. Ponto Alto ( p.a.) – 1 laç., introduzir a ag. e puxar o p., 1 laç., rem. 2 p. e com
outra laç. rem. todos os p. Ponto Alto Duplo (p.a.d.) – 2 laç., introduzir a ag. e puxar o p., 1 laç.,
rem. 2 p. (2 v.) e com outra laç. rem. todos os p. Ponto Fantasia 1 – seguir o gráfico 1. Ponto
Fantasia 2 – seguir o gráfico 2. Ponto Fantasia 3 – seguir o gráfico 3. Motivo de flor com pétalas
simples – seguir  o gráfico 5 , trabalhando com o fio na cor tinta. Motivo de flor com pétalas duplas –
seguir  o gráfico 6 , trabalhando as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª carr. com o fio na cor branco e as 5ª, 6ª, 7ª e 8ª 
com o fio na cor Tinta.

AMOSTRA: Um quadrado de 10 cm em p.a. = 31 p. x 15 carr.

EXECUÇÃO
Com o fio na cor branco, começar com 308 corr., mais 3 corr. para virar
e trabalhar 5 carr. em p. fantasia 2. Cortar o fio e deixar à espera.
Fazer a 1ª tira de motivos de flores. A tira é formada por 13 motivos
 de flores com pétalas duplas (gráfico 6) e 12 motivos de flores com
 pétalas simples (gráfico 5), unidos entre si alternadamente,  durante
a execução da ultima carr. e, ao mesmo tempo, unir à parte em p.
fantasia 2 que estava à espera. Trabalhar agora uniformemente ao
 longo da beirada da tira de flores na seguinte seqüência de p. fantasia:
 (5 carr. em p. fantasia 2 com o fio na cor branco, 5 carr. em p. fantasia
 3 com o fio na cor tinta, 5 carr. em p. fantasia 2 com o fio na cor branco ,
 4 carr. em p. fantasia 1 com o fio na cor seiva) 4 vezes; 5 carr. em p.
 fantasia 2 com o fio na cor branco, 5 carr. em p. fantasia 3 com o fio
na cor tinta e 5 carr.  em p. fantasia 2 com o fio na cor branco.Deixar
à espera.Fazer a 2ª tira de motivos de flores e unir à parte já feita
como indicado na 1ª tira.Com o fio na cor branco, trabalhando
 uniformemente ao longo da tira fazendo 5 carr. em p. fantasia 2.
 Rem. o fio. Unir o fio na cor seiva num dos cantos da peça e trabalhar
 uniformemente ao longo dos 4 lados em p. fantasia 1 , fazendo as 1ª .
 e a 2ª carr. (1 v.) e a 1ª carr. novamente. Rem. o fio.



BOLSA


BOLSA FLOR - Tamanho único
Material
Pingouin Paratapet : 1 meada marrom (716); 1 meada ilha (638); 1
 meada mistério (487); ag. para tricô Pingouin nº 7; ag. para crochê
Pingouin nº 4 ½; uma placa de metal com 2 cm de diâmetro, 12 contas

 lilás; um zíper no comprimento desejado da bolsa depois de feltrada.
Pontos empregados
Ponto meia: direito em m.; avesso em t..Correntinha (corr.); Ponto
 baixíssimo (p.bxmo): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. e passa-lo
diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag.; laç.;
puxar o p. e com outra laç.; rem. todos os p.. Folha : seguir o gráfico.
 Flor : seguir o gráfico.
Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. meia nas ag. nº 7 =
 13 p. x 20 carr..
Realização
As medidas do molde são em tamanho sem feltrar.Com o fio
 marrom montar 40 p. nas ag. nº 10 e tric. em p. meia listrado na
 seguinte ordem: * 4 carr. marrom; 4 carr. ilha* (8 v.); 4 carr. marrom.
 Terminado as listras rem.Fazer 2 flores seguindo o gráfico com o fio
 mistério e 1 folha com o fio ilha.
Modo de armar
Dobrar o trabalho ao meio e costurar os lados. Costurar a folha em
um dos lados da bolsa, próxima a abertura. Costurar as duas flores
 uma sobre a outra, em seguida costurar sobre uma das pontas da folha.
 Feltrar a bolsa até obter o tamanho desejado. Após a bolsa feltrada

costurar o zíper na abertura. Colar (cola quente) a placa de metal no
centro da flor e as contas a toda volta da placa.


quinta-feira, 23 de junho de 2011

BLUSA DE TRICO

OI MENINAS [ O ]
ACHEI  ESTA BLUSA DE TRICO LINDA
MAS NÃO TENHO MUITA PRATICA DE TRICO
ENTÃO NÃO ME ARRISCO
POSTEI VARIOS CASACOS COMPRIDO DE CROCHE NO MEU OUTRO BLOG
SILVANAFAZARTE.BLOGSPOT.COM
OU
SILVANAFAZARTE.COM.BR
QUEM TIVER MAIS HABILIDADE
E FIZER ESTA BLUSA POR FAVOR ME MANDE FOTO 
QUE POSTO E COLOCO O NOME DA PESSOA
VOU FICAR SO COM O CROCHE  JA FIZ UM BOLERO P MINHA FILHA E UM P MIM
VOU COLOCAR A FOTO DELES
P VCS VEREM
FIQUEM COM DEUS
BEIJOS
SILVANA


Blusa Kirkman - Tamanho 42/44

Material
Pingouin Perlina: 5 bolas banana (784); ag. para tricô Pingouin nº 3 ½ e 4 ½. ag. circular Pingouin nº 3 com 60 cm de comprimento.
Pontos empregados
Barra 2/2: * 2 m.; 2 t. *; 2 m..Ponto fantasia: seguir o gráfico.
Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. fantasia nas ag. nº 4 ½   = 21 p. x 23 carr..
Realização
Frente e costas – São iguais. Montar 82 p. nas ag. nº 3 ½ e tric. em barra 2/2. A 20 cm do começo, passar para as ag. nº 4 ½ e tric. em p. fantasia seguindo o gráfico. A 40 cm do começo, para as cavas rem. de cada lado cada 2 carr.: 2 p. (3 v.). A 52 cm do começo, para o decote rem. os 12 p. centrais e terminar cada lado separadamente, rem. do lado do decote cada 2 carr.: 5 p.; 4 p.; 3 p.; 2 p. e 1 p.. A 58 cm do começo, rem.
Mangas - Montar 38 p. nas ag. nº 3 ½ e tric. em barra 2/2. A 8 cm do começo, passar para as ag. nº 4 ½ e tric. em p. fantasia seguindo o gráfico começando pela parte indicada para manga. Aum. de cada lado cada 4 carr.: 1 p.(18 v.). A 48 cm do começo, para a cava rem. de cada lado cada 2 carr.: 2 p. (16 v.). A 63 cm do começo, rem..
Modo de armarCosturar os ombros. Levantar 116 p. ao redor do decote com a ag. circular e tric. em barra 2/2. A 3 cm do começo, rem.. Montar as mangas. Fechar os lados e as mangas.



COLETE DE CROCHE


Blusa Serengeti - Tamanho 42/44

Requer muita prática
Material
Pingouin Perlina: 4 bolas amizade (4543); ag. para crochê Pingouin nº 3.
Pontos empregados
Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): introduzir a ag.; laç.; puxar 1 p. e passá-lo
diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. e com outra laç.;

 rem. todos os p.. Meio ponto (m.p.): laç.; introduzir a ag.; laç. puxar o p., e com outra laç.;
 rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç.; introduzir a ag.; laç.;
rem. 2 p. e com outra laç.; rem. todos os p.. Folha: seguir o gráfico. Miolo: seguir o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm em p.a. com
a ag. nº 3 = 17 p. x 11 carr..
Realização
Costas - Fazer 98 folhas seguindo o gráfico. Fazer 18 miolos seguindo o gráfico. Montar
 14 flores unindo 5 folhas a toda volta de um miolo. Montar 4 meias flores unindo 3 folhas
em metade de cada miolo. Unir as flores, meias flores e folhas restantes com correntinhas
seguindo o esquema de montagem. Fazer dois cordões de mais ou menos 40 cm cada
 enrolando 4 fios juntos. Prender estes cordões um de cada lado dos ombros.





VESTIDO DE CROCHE


Vestido Kenya - Tamanho 42/44
Material
Pingouin Perlina : 6  bolas kaqui (1713); ag. para crochê Pingouin nº 3.
Pontos empregados
Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. e passá-lo diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. e com outra laç.; rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç.; introduzir a ag.; laç.; rem. 2 p. e com outra laç.; rem. todos os p..Folha : seguir o gráfico.Barrado : seguir o gráfico. Ponto de arcos : seguir o gráfico.
Amostra – Um quadrado de 10 cm em p.de arcos com a ag. nº 3 = 17 p. x  11 carr..
Realização
Costas – Fazer 64 folhas seguindo o gráfico. Unir 60 folhas entre si em grupos de 5 folhas formando uma flor. Fazer a toda a volta das folhas já unidas 2 carr. de ponto de arcos para deixá-las em formato quadrado. Unir as outras quatro folhas de 2 em 2. Fazer o p. de arcos a toda volta das folhas. Unir os quadrados prontos entre si em ponto de arcos seguindo o esquema de montagem e preenchendo todos os intervalos com p. de arcos. Terminado toda a união fazer a alça na ponta do decote sendo 3 p.a pelo comprimento desejado. Fazer a toda volta das cavas e decote uma carr. de p.b.. Fazer na parte inferior do vestido o barrado seguindo o gráfico.



quarta-feira, 22 de junho de 2011

BLUSA DE CROCHE

Blusa Zanzibar - Tamanho 42/44
Material
Pingouin Tropfil : 3 bolas tinta (1407); ag. para crochê Pingouin nº 2.
Pontos empregados
Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. e passá-lo diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. e com outra laç.; rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç.; introduzir a ag.; laç.; rem. 2 p. e com outra laç.; rem. todos os p..Ponto fantasia : seguir os gráficos 1;2 e 3.Bico: seguir o gráfico.
Amostra – Um quadrado de 10 cm em p.a. com a ag. nº 2 = 35 p. x  13 carr..
Realização
Costas – Fazer uma corr. de aproximadamente 148 p. mais 3 corr. para virar e trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico nº 1.A 15 cm do começo, trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico nº 2. A 26 cm do começo, trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico nº 1. A 45 cm do começo, trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico nº 3. Ao mesmo tempo a 37 cm do começo, para as cavas rem em cada carr.: 2 p. (5 v.). A 56 cm do começo, parar.
Frente – Trabalhar como nas costas até 42 cm do começo. Nesta altura para o decote deixar de fazer os 24 p. centrais e terminar cada lado separadamente, deixar de fazer do lado do decote em cada carr.: 5 p. (6 v.). A 56 cm do começo, parar.
Mangas – Fazer uma corr. de aproximadamente 106 p. mais 3 corr. para virar e trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico nº 1. A 21 cm do começo trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico nº 3. Ao mesmo tempo aum. de cada lado cada 4 carr.: 1 p.(12 v.). A 40 cm do começo, para a cava deixar de fazer de cada lado 3 p. (19 v.). A 56 cm do começo, parar.

Modo de armar
Costurar os ombros. Montar as mangas. Fechar os lados e as mangas. Fazer a toda volta dos punhos e parte inferior da blusa o bico seguindo o gráfico. Fazer a toda volta do decote as 3 primeiras carr. do gráfico nº 2.



BLUSA DE TRICO



Blusa Colorado - Tamanho 42/44
É fácil
Material
Pingouin Flash: 1 nov. cru (004); 3 nov. tabaco (713); 2 nov. mantiqueira 

(1670); ag. para tricô Pingouin nº 6; ag. circular Pingouin nº 5 com
40 cm de comprimento.

Pontos empregados
Barra 2/2: * 2 m.; 2 t.*. Ponto tricô: tric. todas as carr. em m.; ou t..
Amostra - Um quadrado de 10 cm em p. tricô nas ag. nº 6 

= 15 p. x 28 carr..
Realização
Costas - Montar 75 p. nas ag. nº 6 e tric. em
p. tricô na seguinte ordem de cores: 14 carr.
tabaco; * 4 carr. cru; 8 carr. tabaco; 4 carr.
mantiqueira; 2 carr. tabaco; 2 carr. mantiqueira;
4 carr. tabaco*. A 35 cm do começo, para as cavas rem. de cada

 lado cada 2 carr.: 1 p. (24 v.).
A 53 cm do começo, rem..
Frente - Trabalhar como nas costas até 48 cm do começo. Nesta

 altura para o decote rem. os 7 p. centrais e terminar cada lado
 separadamente, rem. do lado do decote cada 2 carr.: 4 p.; 3 p.;
2 p. e 1 p.. A 53 cm do começo, rem..
Mangas - Montar 39 p. nas ag. nº 6 e tric. em
p. tricô. Aum. de cada lado cada 12 carr.: 1 p. (9 v.). A 43 cm do 

começo, rem. a cava como nas costas. A 61 cm do começo, rem..
Modo de armar
Montar os raglãs. Levantar aproximadamente 84 p. ao redor do

 decote com a ag. circular e tric. em barra 2/2. A 15 cm do começo,
 rem.. Fechar os lados e as mangas.


BLUSA DE TRICO



Blusa Chamonix - Tamanho 42/44
Requer muita prática
Material
Pingouin Sedificada: 4 nov. sisal (703); ag. para tricô Pingouin nº 6;
ag. circular Pingouin nº 5 com 60 cm de comprimento.
Pontos empregados
Ponto tricô: tric. todas as carr. em m. ou t.. Pala: seguir o gráfico.
Corda central: seguir o gráfico. Corda lateral: seguir o gráfico.
Entremeio das cordas: seguir o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm no conjunto dos p. nas ag. nº 6 =
 20 p. x 21 carr..
Realização
Pala - Montar 30 p. nas ag. nº 6 e tric. em p. da pala seguindo o gráfico.
A 100 cm do começo, rem.
Frente e costas - São iguais, começadas por cima. Montar 77 p. nas ag.
 nº 6 e tric. seguindo o gráfico correspondente do seguinte modo:
3 p. em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral; 3 p.
em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda
lateral; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 12 p. em corda central;
3 p. em p. de entremeio das cordas; 12 p. em corda central; 3 p. em
 p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral; 3 p. em p. de
entremeio das cordas; 8 p. em corda
lateral e 3 p. em p. de entremeio das cordas. Aum. nos p. do entremeio
das cordas cada 12 carr. 1 p. de cada lado do p. sem fazer conforme
ilustração do gráfico. A 36 cm do começo, rem..
Mangas - Montar 40 p. nas ag. nº 6 e tric. seguindo
o gráfico correspondente do seguinte modo: 3 p. em p. de entremeio
das cordas; 8 p. em corda
lateral; 3 p. em p. de entremeio das cordas; 12 p. em corda central;
3 p. em p. de entremeio das cordas; 8 p. em corda lateral e 3 p. em
p. de entremeio das cordas. Fazer 2 vezes aum. nos
p. do entremeio das cordas cada 12 carr. 1 p. de cada lado do p. sem
fazer conforme ilustração do gráfico. A 34 cm do começo, rem..
Modo de armar
Fechar em círculo a parte tric. para a pala. Costurar frente, costas e
mangas na pala deixando a costura da pala para as costas. Costurar
 as mangas na frente e nas costas aproximadamente 5 cm para formar
 as cavas. Fechar as mangas e os lados. Levantar 160 p. a toda volta
do decote (pala) com a ag. circular e tric. em p. tricô. A 3 cm do começo,
 rem. bem apertado.


terça-feira, 21 de junho de 2011

BLUSA DE INVERNO


Blusa Mojave - Tamanho 42/44
Requer prática
Material
Pingouin Ibiza: 5 bolas pretas (100); 1 bola
branca; ag. para crochê Pingouin nº 31/2.

Pontos empregados
Correntinha (corr.). Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag.; laç.; puxar o p. 

e com outra laç.; rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç.; introduzir a ag.;
 laç.; puxar o p. laç.; rem. 2 p. e com outra laç.; rem. todos os p..


 Ponto fantasia: seguir o gráfico. Motivo: seguir o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm em p. fantasia com a ag. nº 31/2 =

 23 p. x 10 carr..
Realização
Costas - A peça é começada pelos ombros. Com o fio preto fazer uma

 corr de aproximadamente 93 p. mais 3 corr. para virar e trabalhar em
p. fantasia seguindo o gráfico. A 17 cm do começo, para as cavas aum.

 de cada lado 9 p.. Em seguida, aum. de cada lado cada 2 carr.: 1 p.
 (10 v.) e em cada carr.: 1 p. (12 v.). A 32 cm do começo, tric. em p.a.
 sendo 1 carr. com fio preto; 1 carr. com o fio branco e 1 carr. com o fio 
preto. A 35 cm do começo, pararFrente lado direito - Com o fio preto 
fazer uma corr. de aproximadamente 16 p. mais 3 corr. para virar e 
trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico. Aum. à direita para o 
decote em cada carr.:
2 p. (5 v.) e 10 p.. A 17 cm do começo, para a cava, aum. à esquerda 

9 p., deixar à espera.
Frente lado esquerdo - Mesmo trabalho do lado direito ao contrário. 

A 17 cm do começo, estando os dois lados na altura da cava trabalhar 
as duas partes juntas deixando a abertura do decote no centro e
 continuar como nas costas até 35 cm do começo, e parar.
Mangas - Com o fio preto fazer uma corr. de aproximadamente 70 p.

 mais 3 corr. para virar e trabalhar em p. fantasia seguindo o gráfico. 
A 26 cm do começo, parar.
Motivo - Fazer 12 motivos para o corpo e 3 motivos para cada manga 

seguindo o gráfico na seguinte ordem de cores: 2 carr. preto, 1 carr.
 branco, 1 carr. preto e terminar com uma carr. branco. Unir os motivos 
entre si e na peça durante a última carr..
Modo de armar
Costurar os ombros. Montar as mangas. Fechar os lados e as mangas. 

Com o fio branco fazer ao longo do decote e na abertura da frente duas
  carr. de p.b. e uma carr. do bico seguindo o gráfico. Fazer na parte 
inferior dos motivos frente, costas e mangas duas carr. de passa-fita *
 1 p.a.; 1 corr.*; 1 p.a., sendo uma carr. com o fio preto e uma carr. 
com o fio branco. Em seguida fazer o bico seguindo o gráfico com o fio 
branco.


CENTRO DE MESA





CASACO DE CROCHE


CAMINHO DE MESA



BOLSA E CHAPEU

domingo, 19 de junho de 2011

BLUSÃO DE TRICO


Blusão Village - Tamanho 42/44
Material

Pingouin Família: 11 nov. rosa chá (1376);
ag. para tricô Pingouin nº 41/2 ; ag. para crochê Pingouin nº 3; 1 botão.
Pontos empregados

Barra 1/1: * 1 m.; 1 t.*; 1 m.. Ponto meia: direito em m.; avesso em t. Avesso do ponto meia:
direito em t.; avesso em m.. Ponto fantasia: seguir o
gráfico. Ponto de cordas: seguir o gráfico. Correntinha (corr.). Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag.;
 laç.; puxar o p. e com outra laç.; rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): introduzir a ag.; laç.; puxar o
 p. laç.; rem. 2 p. e com outra laç.; rem. todos
os p.. Bico: seguir o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm em avesso do p. meia nas ag. nº 41/2  = 17 p. x 22 carr..
Realização

Costas - Montar 110 p. nas ag. nº 41/2  e tric. em p. fantasia seguindo o gráfico. A 35 cm do
começo, tric. em barra 1/1. Ao mesmo tempo a 35 cm do começo para as cavas rem. de cada
 lado cada
2 carr.: 2 p. (2 v.) e 1 p. (3 v.). A 54 cm do começo, rem.
Frente esquerda - Montar 54 p. nas ag. nº 41/2  e tric. em p. fantasia seguindo o gráfico. A 35
 cm do começo, tric. em barra 1/1. Ao mesmo tempo a 35 cm do começo, rem. à direita a cava
como nas costas. A 48 cm do começo, para o decote rem. à esquerda cada 2 carr.: 9 p.; 5 p. (2 v.);
4 p.; 3 p.; 2 p. e 1 p.. A 54 cm do começo, rem. os p. restantes.
Frente direita - Mesmo trabalho da frente esquerda ao contrário.
Mangas - Montar 40 p. nas ag. nº 41/2  e tric. do seguinte modo: 15 p. em avesso do p. meia;
10 p. em p. de corda; 15 p. em avesso do p. meia. Aum. de cada lado cada 12 carr.: 1 p. (7 v.).
 A 40 cm do começo, para a cava rem. de cada lado cada
2 carr.: 2 p. (2 v.) e 1 p. (3 v.). A 44 cm do começo, rem..
Gola - Montar 146 p. nas ag. nº 41/2  e tric. em
p. fantasia seguindo o gráfico, fazendo 2 p. de borda de cada lado. A 22 cm do começo, rem..
Modo de armar

Costurar os ombros. Montar as mangas. Fechar os lados e as mangas. Costurar a gola a toda
volta do decote. Pregar o botão junto do decote na frente esquerda. Fazer uma casa com uma
alcinha de crochê na frente direita. Fazer à toda volta dos punhos o bico seguindo o gráfico.


BLUSA DE TRICO INVERNO


Blusa La Belle - Tamanho 44/46
Material

Pingouin Brilho: 4 nov. cru (004); ag. para tricô Pingouin nº 4; ag. para crochê Pingouin nº 3.

Pontos empregados

Ponto meia:  direito em m.; avesso em t.. Ponto fantasia: seguir o gráfico. Correntinha (corr.). Ponto alto (p.a.): laç.; introduzir a ag.; laç.; puxar o p. laç.; rem. 2 p. e com outra laç.; rem. todos
os p.. Ponto alto em relevo (p.a. em relevo): laç.; introduzir a ag. horizontalmente por trás do p.a. da carr. anterior; laç.; puxar o p. laç.; rem. 2 p. e com outra laç.; rem. todos os p.. Ponto da pala e gola: seguir o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm em p. meia nas ag. nº 4 = 20 p. x 28 carr..

Realização

Frente e costas - São iguais. Montar 93 p. nas
ag. nº 4 e tric. em p. fantasia seguindo o gráfico. Terminado o gráfico, tric. em p. meia. A 38 cm
do começo, para as cavas rem. de cada lado cada 2 carr.: 2 p. (5 v.). A 52 cm do começo, trabalhar o p. fantasia da pala e gola, pegando 3 p. juntos (do p. meia) para cada p.a.. A 59 cm do começo, rem.
Mangas - Montar 48 p. nas ag. nº 4 e tric. em
p. fantasia. Aum. de cada lado cada 14 carr.: 1 p. (8 v.). A 49 cm do começo, para a cava rem.
de cada lado cada 2 carr.: 2 p. e 1 p. (6 v.) e o restante dos p..

Modo de armar

Costurar os ombros em 8 cm de cada lado das cavas. Fazer 18 cm a toda volta do decote o
p. fantasia da pala e gola. Montar as mangas. Fechar os lados e as mangas.

BOLSA DE TRICO


BOLSA FRISSON - Tamanho único
Material
Pingouin Paratapet: 2 meadas rosa (1303);ag. para tricô Pingouin nº 10;
 1 botão de madeira.
Pontos empregados
Ponto meia: direito em m.; avesso em t..
Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. meia nas ag. nº 10 = 11 p. x
13 carr..
Realização
As medidas do molde são em tamanho sem feltrar. Bolsa - Montar 38 p.
 nas ag. nº 10 e tric. em p. meia. A 68 cm do começo, rem. de cada lado
11 p.. A 76 cm do começo, rem. de cada lado em cada carr.: 3 p.(2 v.) e
 os p. restantes.
Lateral (2) – Montar 16 p. nas ag. nº 10 e tric. em p. meia. A 22 cm do
 começo, rem.
Alça (2) – Montar 8 p. nas ag. nº 10 e tric. em p. meia. A 60 cm do começo, rem..
Modo de armar
Costurar as laterais da bolsa, unindo A com A e B com B, franzindo
 levemente o fundo. Costurar uma alça bem junto da lingüeta a outra
 usando a primeira como base para as distâncias. Fazer uma casa na
 lingüeta, pregar o botão no lado oposto da lingüeta. Passar um fio na
parte superior da bolsa de alça a alça e franzir levemente.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CASAQUINHO DE TRICO

Casaco Sirenis - Tamanho 42/44
Material
Pingouin Fiocel: 6 bolas banana (784); ag. para tricô Pingouin n° 4; ag. para crochê Pingouin n° 2;
 2 argolas de metal com 5 cm de diâmetro; 8 botões pequenos e 2 botões maiores.
Pontos empregados

Ponto tricô: tric. todas as carr. em t..Ponto de leques : seguir o gráfico.Ponto fantasia : 1ª; 3ª ; 5ª; 6ª e 8ª carr.: em m.. 2ª e 4ª carr.: em t..7ª carr.: 1 m.; * 1 laç.; 2 p. juntos em m. *; 1 m..9ª carr.: Voltar a 1ª carr..Correntinha (corr.).Ponto baixíssimo (p.bxmo.): introduzir a ag., laç., puxar o p. e passa-lo
diretamente no p. da ag..Ponto baixo (p.b.): introduzir a ag., laç., puxar o p. e com outra laç., rem.
todos os p..Ponto alto (p.a.): laç.; introduzir a ag., laç., puxar o p. laç., rem. 2 p. e com outra laç.,
rem. todos os p..Ponto fantasia do cinto: seguir o gráfico.Picô: 1 p. bxmo.; *3 corr., 1 p.bxmo.*.
Bicos em crochê : seguir os gráficos 1 e 2.
Amostra: Um quadrado de 10 cm em p. meia nas ag. n° 4 = 25 p. x 28 carr.

Realização

Costas – Montar 103 p. nas ag. n° 4 e tric. em p. de leques seguindo o gráfico.A 21 cm do começo,
 para as cavas rem. de cada lado cada 2 carr.: 4 p.; 3 p.; 2 p. e 1 p.. A 39 cm do começo rem..

Frente direita – Montar 21 p. nas ag. n° 4 e tric. em p. de leques. Aum. à direita cada 2 carr.: 4 p
. (3 v.) e 3 p.(4 v.). A 13 cm do começo, para o decote rem. à direita cada 10 carr.: 1 p.(7 v.).
 Ao mesmo tempo a 21 cm do começo, rem. à esquerda a cava como nas costas. A 39 cm do
começo, rem.
Frente esquerda – Mesmo trabalho da frente direita ao contrário.

Mangas – Montar 85 p. nas ag. n° 4 e tric. em leques seguindo o gráfico.A 34 cm do começo,
para a cava  rem. de cada lado cada 2 carr.: 2 p. (18 v.). A 47 cm do começo, rem..
Babado: Montar 30 p. nas ag. nº 4 e tric. em p. fantasia. A 84 cm do começo, rem..Fazer outro
 babado do mesmo modo porem com 140 cm.

Cinto – Fazer uma corr. de 10 p. mais 1 corr. para virar e trabalhar em p.fantasia do cinto seguindo o gráfico.A 3 cm do começo, fazer 1 casa (2 corr., pular 2 p.b. de base) no centro do trabalho.
A 19 cm do começo, fazer outra casa na mesma direção da anterior.A 96 cm do começo, parar.
Fazer a toda volta de cada argola uma carr. de p.b..

Punhos – Montar 32 p. nas ag. nº 4 e tric. em p. tricô. A 20 cm do começo, rem.

Modo de armar

Cinto – Costurar as argolas no cinto deixando as casas no centro da argola.Pregar os botões maiores
 na outra ponta do cinto na direção das casas. Blusa – Costurar os ombros e os lados. Montar e
fechar as mangas. Costurar pelo avesso do trabalho o babado com 84 cm ao longo das frentes e
decote das costas.Centralizando o babado no decote das costas. Costurar pelo direito do trabalho
 a outra parte do babado a partir da frente direita onde parou uma parte até encontrar a outra ponta
 na frente esquerda. Costurar os punhos nas mangas franzindo as mangas levemente. Pregar 4 botões
 em cada punho na parte da frente e abotoar entre os p. da parte de trás. Fazer a toda volta do
 babado o bico seguindo o gráfico.